Quer saber de tendências de cargos e salários sem saber o que é tendência?

maio 18, 2009 at 8:26 pm 1 comentário

Cargos e salários é um dos sistemas de Recursos Humanos mais discutidos e almejados pelas empresas assim que começam a lidar com mais e mais colaboradores.

As questões parecem ser sempre as mesmas: ser ou não ser baseado em competências, aplicar o mesmo plano em toda a empresa ou separar por negócios, fazer promoções horizontais anuais ou semestrais e… escolher entre os dois métodos mais conhecidos: escalonamento e pontos.

Vou falar brevemente aqui sobre ambos estes métodos que para muitos ainda é um mistério, já que eu e a Maria Carolina estamos fazendo um livro online gratuito que será lançado em breve sobre este e outros assuntos.

O método de escalonamento permite que escolhamos o salário que quisermos para os cargos, podendo ou não utilizar de alguns parâmetros para comparação. Já o método de pontos sugere estes salários através da… tendência!

Mas o que é a tendência??

Tendência em cargos e salários é uma fórmula que, ao informarmos o resultado de pesquisa salarial e a pontuação de cargos, nos fornece – parecendo mágica – uma projeção dos salários que leve em consideração todos estes dados coerentemente.

Isto significa que a tendência cuidará para que os cargos mais importantes da sua empresa tenham um salário competitivo no mercado, mesmo que para isso não seja tão competitivo em cargos secundários.

Por isso, ao alterarmos algo no método de pontos, como a ordenação de um dos cargos, o todo é afetado.

Com certeza é melhor utilizarmos a tendência para ter uma metodologia mais embasada, porém é possível mesmo assim fazer um plano de cargos e salários coerente com o escalonamento. Basta prestarmos atenção nesta parte estratégica que a tendência fornece.

E lembrando: a tendência é aconselhada para empresas com mais de 20 cargos e mais maduras, que aceitem negociar mais para que a metodologia seja totalmente aplicável.

por Paula Galvão

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , .

Filme: treinamento para vendedores Trabalho em equipe

1 Comentário Add your own

  • 1. Leonardo  |  março 25, 2011 às 8:23 am

    Olá Paula, eu achei ótima a sua página! Estou fazendo alguns estudos, e embora eu esteja procurando outra coisa, será muito válido o seu comentário para minha pesquisa e vida profissional! =D

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Diagnóstico Empresarial

Saiba do que sua empresa precisa

O blog

Nossa proposta é ter um espaço para trocas de reflexões, tendências e práticas em gestão de pessoas. Participe com comentários e caso queira compartilhar experiências, dicas e textos, envie para o nosso contato na página "Sobre".

As autoras

Maria Carolina Linhares
Formada em psicologia e com 5 pós-graduações bem ecléticas de moda a liderança empresarial, empresária, trabalha na área de consultoria e negócios para RH.
Paula Galvão de Barba
Formada em psicologia, já atuou como consultora de RH e hoje é empresária, trabalhando na área de pesquisas sobre RH e desenvolvendo softwares para esta área.