Planejamento estratégico no dia-a-dia, case da Philips

dezembro 16, 2010 at 12:17 pm 9 comentários

De vez em quando algumas empresas ou pessoas entram em contato conosco para divulgarmos algumas informações interessantes. Dentro do nosso tempo, conseguimos repassar algumas coisas, como fizemos no sorteio do livro, por exemplo (quem não adora ganhar coisas?!?).

Um tempo atrás o pessoal da Philips entrou em contato sugerindo que fizéssemos um post sobre o WPI. Francamente, quando vi a sigla pensei em KPI ou se estava defasada com algum novo conceito. Mas bem, WPI significa Workplace Innovation (Inovação no Ambiente de Trabalho).

O que eles fizeram foi renovar todo o espaço para que os colaboradores pudessem vivenciar a missão da empresa. Basicamente eles pegaram a missão e fizeram um projeto que levasse isso para o dia-a-dia das pessoas, que acabam transmitindo isso para clientes e fornecedores. Eis uma breve descrição:

Com meta de se tornar empresa líder de saúde e bem-estar, a Philips implementou o conceito Workplace Innovation que estimula a integração das pessoas, o uso de tecnologia de ponta e proporciona mais qualidade de vida, tudo aliado a sustentabilidade das atividades.

Link para fotos: http://www.flickr.com/photos/philipsbrasil/sets/72157625280269031/

Na minha opinião, o grande propósito do RH é difundir o planejamento estratégico da empresa – incluindo missão, visão, valores e principalmente metas – da melhor forma para que o mesmo possa ser atingido. Fico imaginando o que o WPI trouxe de resultados para a empresa (melhora de quais indicadores? pesquisa de clima? comparação de atingimento de metas de filiais com e sem WPI?).

Claro que um projeto de tal magnitude é praticamente inviável na grande maioria das empresas brasileiras. Mas… será que algumas coisas não conseguimos fazer? Dentro do seu tempo corrido no RH, quais iniciativas você poderia fazer para os colaboradores vivenciarem a missão da empresa no dia-a-dia?

por Paula Galvão de Barba

About these ads

Entry filed under: Uncategorized. Tags: .

Participe de nossa promoção e concorra ao livro “O Outro Lado da Inovação” Tayse Espinoza, a mais nova colaboradora do Mundo RH

9 Comentários Add your own

  • 1. Henrique  |  fevereiro 2, 2011 às 10:57 am

    A verdade é que os profissionais ficam acomodados com a rotina, existem outros tipos de incentivo mais acessíveis. Uma vez aplicamos na empresa um treinamento Corporativo de uma empresa “htpp//:www.instituto3g.com.br” onde eles apontaram problemas em nossa liderança e fizeram sugestões fantásticas sobre endomarketing e outros. Um treinamento com a empresa certa sempre tem bons resultados, mas, claro que um investimento fantástico como esse da Philips se possível, é muito bem vindo. Henrique Paes Administrador em Marketing.

    Responder
  • 2. Livro Seo  |  fevereiro 16, 2011 às 9:20 am

    Estou Feliz hoje 16/02/2011 novamente, pois encontrei teu blog

    Responder
  • 3. Adriano Carvalho  |  maio 12, 2011 às 11:01 am

    Parabéns pelo artigo e pelo blog.
    Artigos muito bons e com um toque pessoal muito bacana.
    Parabéns e sucesso!

    Responder
  • 4. radiorh  |  julho 26, 2011 às 10:07 am

    Muito bacana o blog! Os artigos são bem elaborados e abordam assuntos de grande interesse do RH.

    Meu nome é Jaline e faço parte da equipe Zetha Comunicação- trabalhamos com a comunicação corporativa, voltada para o público RH. Através da comunicação via web – RadioRH e TVGestão, levamos novidades, notícias e assuntos diversos ao público RH. http://www.radiorh.com.br

    Sobre o artigo:
    O setor de RH é imprescindível ao funcionamento da empresa. Mesmo que determinadas práticas e treinamnetos sejam inviáveis, deve-se pensar sempre em inovação de forma a incentivar cada vez mais os colaboradores. A empresa não precisa necessariamente fazer gastos exorbitantes. A mudança começa nas pequenas atitudes, a partir dos pequenos projetos.

    Responder
  • 5. Elaine  |  agosto 8, 2011 às 10:57 pm

    O profissional de RH deve cada vez mais ter seu lugar na tomada de decisão.

    Responder
  • 6. Adriano Carvalho  |  setembro 1, 2011 às 1:26 pm

    Muito bom o posto e o blog.
    Parabéns e Sucesso!

    Responder
  • 7. Breno Oliveira  |  novembro 27, 2011 às 10:01 pm

    Bacana de mais esse artigo vocês estão de parabens ….

    Responder
  • 8. Sheila  |  janeiro 6, 2012 às 8:56 am

    Parabens pelo post e pelo Blog.
    Abraços
    http://www.sheilaeros.blogspot.com

    Responder
  • 9. Adriana Gallo  |  março 29, 2012 às 4:12 pm

    Onde possar lei mais informações sobre o case?

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


Diagnóstico Empresarial

Saiba do que sua empresa precisa

O blog

Nossa proposta é ter um espaço para trocas de reflexões, tendências e práticas em gestão de pessoas. Participe com comentários e caso queira compartilhar experiências, dicas e textos, envie para o nosso contato na página "Sobre".

As autoras

Maria Carolina Linhares
Formada em psicologia e com 5 pós-graduações bem ecléticas de moda a liderança empresarial, empresária, trabalha na área de consultoria e negócios para RH.
Paula Galvão de Barba
Formada em psicologia, já atuou como consultora de RH e hoje é empresária, trabalhando na área de pesquisas sobre RH e desenvolvendo softwares para esta área.

Siga nosso Twitter!


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 56 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: