Dicas para aplicar uma dinâmica de grupo

maio 21, 2009 at 12:39 am 2 comentários

691706_93704048

É mais fácil aplicar dinâmicas de grupo quando se tem uma formação em psicologia, mas isso não quer dizer que outros profissionais não possam aplicar. Eis aqui algumas dicas para que a dinâmica seja aplicada conseguindo avaliar ao máximo as variáveis desejadas:

  1. Se você já conseguiu uma dinâmica pronta, imagine como ela seria aplicada passo-a-passo, isto ajuda para lembrar dos requisitos da dinâmica: material necessário, espaço, número de pessoas. A pior coisa é na hora de uma dinâmica de desenho, não ter papel ou canetas suficientes.
  2. Se não tiver nenhuma dinâmica pronta, examine a necessidade da entrevista e então elabore uma de acordo com o contexto. Exemplo: é necessário analisar a comunicação dos candidatos. Pense numa situação em que isto seja crucial, como… dar instruções verbais para outra pessoa atingir um objetivo, ler diversos textos e fazer um comunicado único de até 2 parágrafos englobando tudo. Enfim, deixe sua imaginação vir!
  3. Surgiu uma situação em que você não sabe como lidar? Alguém se emocionou, ficou com muita raiva, está constrangendo os outros: o seu papel é intermediar e dar os limites de acordo com a situação. Alguns treinamentos realmente mexem mais fundo, mas isso dificilmente vai acontecer em entrevistas de emprego. Em geral, não permita de qualquer forma agressões físicas e conforte os “desabafos”.
  4. Todas as dinâmicas conseguem avaliar mais do que o proposto, aproveite! Ao aplicar uma dinâmica voltada para liderança, provavelmente persuasão, comunicação e tomada de decisão aparecerão também no comportamento de alguns.
  5. Não saia do recinto. Algumas dinâmicas tem partes em que as pessoas ficam lendo ou então redigindo um texto ou criando um cartaz. A parte do “como” é muito importante: como as pessoas leem ou criam um cartaz? São hiperativas? São mais introspectivas? Interagem com os outros? Dependedo do seu objetivo, este pode ser um momento riquíssimo. Fique e observe.

Bom trabalho!

por Paula Galvão

About these ads

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , .

Trabalho em equipe Perguntas diferentes para se utilizar na entrevista

2 Comentários Add your own

  • 1. Eunice Maciel  |  maio 3, 2011 às 11:54 am

    è muito bom ter um suporte deste na net,
    estou em construção de um seminário de pscologia, cujo tema é “dimanicas de grupo” vocês me deram dicas valiosissimas.
    Obrigada!
    Eunice Maciel

    Resposta
  • 2. Janaína Brito  |  fevereiro 26, 2012 às 10:20 am

    Adorei,estou fazendo segurança do trabalho e a minha segunda avaliação em psicologia do trabalho é aplicar 2 dinâmicas de grupo.e eu estava com medo,ansiosa e vocês me mostraram como é simples e pode ser muito prazeroso conhecer as pessoas atraves da dinâmica.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Diagnóstico Empresarial

Saiba do que sua empresa precisa

O blog

Nossa proposta é ter um espaço para trocas de reflexões, tendências e práticas em gestão de pessoas. Participe com comentários e caso queira compartilhar experiências, dicas e textos, envie para o nosso contato na página "Sobre".

As autoras

Maria Carolina Linhares
Formada em psicologia e com 5 pós-graduações bem ecléticas de moda a liderança empresarial, empresária, trabalha na área de consultoria e negócios para RH.
Paula Galvão de Barba
Formada em psicologia, já atuou como consultora de RH e hoje é empresária, trabalhando na área de pesquisas sobre RH e desenvolvendo softwares para esta área.

Siga nosso Twitter!


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 58 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: